5 Pontos essenciais de uma estratégia de Field Marketing

Uma estratégia de comunicação bem definida é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Tem de ser feita uma ligação entre o que a marca oferece e o que o mercado procura e, aqui, um plano estratégico de comunicação é uma grande ajuda. Para atingir quem a empresa deseja é necessário ter um público-alvo concreto e conhecê-lo bem. Isto permite a uma empresa adaptar a estratégia de comunicação e a oferta em função desse mesmo público.

Para além de estudar o alvo é preciso conhecer também a concorrencia e o mercado já existente na área. Este benchmarking ajuda-o a entender melhor o que já existe para assim se adaptar e explorar oportunidades de mercado.

O Field marketing abrange vários tipos de actividades de marketing a colocar em prática “no terreno”. Estas actividades incluem qualquer tipo de relação presencial com potenciais compradores, promoções de rua, marketing experimental com o público, panfeletos e outro tipo de estratégias que relacionem o público-alvo diretamente com o produto.

Depois de termos total conhecimento daquilo que vamos oferecer, a quem vamos oferecer e como e através de que meios vamos conseguir fazê-lo, existem quatro pontos que temos de ter sempre em conta:

1. Definir os objetivos

A definição do objetivo final é fundamental para qualquer estratégia. É o que norteia todas as tomadas de decisão. Sem este objetivo estamos a caminhar para o desconhecido e sem estratégia, algo que pode provocar erros e constantes alterações da forma de comunicar. Mesmo para lidar com eventuais parcerias e clientes é sempre imperioso haver um foco. A maior parte das marcas vão querer trabalhar com alguém que tem algo em mente, e não algo vazio.

2. Como alcançar os objetivos

Depois de determinado o objetivo, é preciso saber como atingi-lo. Há varias vias através das quais um empresário pode chegar ao seu objetivo. Ainda que haja inúmeras variantes de negócio para negócio, cabe a uma empresa adaptar-se ao meio e encontrar a melhor forma, e a mais eficaz, para o sucesso do projeto.

Uma das formas mais eficazes de promoção de um novo produto, e que era mais usada em cenário pré-pandemia, era a oferta de amostras gratuitas e teste junto da comunidade. Os stands provisórios à porta de algumas lojas serviam para cativar o cliente e dar a conhecer aquilo que queremos vender.

Com a nova normalidade, que envolve distanciamento, o mesmo cenário pode ser feito através de uma oferta digital e de um contacto remoto mais próximo com os interessados usando chatbots ou apresentações virtuais. Objetivo final: fazer com que o público fique ligado ao produto.

3. Fornecer a melhor tecnologia possível ao vendedor

Sobretudo em fases de distanciamento social, o mundo virtual dispara como canal de vendas. Ter um field marketeer munido das melhores tecnologias de interação com o público é um passo importante para ter sucesso mais rapidamente.

Muitas vezes não se trata de ter a tecnologia mais recente ou a melhor, mas sim de ter a mais funcional.
A longo prazo é fudamental que existam uma automação dos ciclos dos vendedores. No caso da empresa crescer exponencialmente torna-se muito difícil que seja uma pessoa a tratar deste processo.

Um bom software também deve permitir que o vendedor consiga rapidamente verificar o seu trabalho em comparação com os colegas. Ver que objetivos conseguiu atingir pode ser uma fonte de motivação, bem como traçar estratégias para eventualmente melhorar o que está a ser feito.

Num mundo cada vez mais digital, o acesso à informação tem de ser imediato e neste caso, é essencial a qualquer vendedor ou qualquer empresa.

4. Comparar os resultados com os objetivos

O processo de vendas é um ciclo e, chegando a esta última etapa, há que voltar ao início e verificar se tudo foi conseguido e de que forma foram atingidos (ou não) os objetivos. Vai depender de empresa para empresa e das expectativas que se criam no projeto. É uma conta simples de fazer visto que os vendedores foram fazendo atualizações através do software ao longo de um período de tempo. Posto isto basta verificar se os objetivos foram cumpridos e se foram atingidos pelos meios traçados inicialmente.

Geralmente, esta revisão de todo o processo acontece por via de uma reunião no final do tempo previamente definido para a conclusão do objetivo inicial. Caso alguma coisa tenha falhado há que detetar o problema e corrigí-lo. Não pode ser uma reformulação de todo o processo e dos objetivos mas tem que haver alguma mudança por mais pequena que seja.

A Eyebrand ajuda-o a ter uma estratégia de field marketing e digital field marketing eficaz, traduzindo o seu investimento em vendas.

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